Bíblia Sagrada, palavra de salvação.

DEVEMOS ESTAR PREPARADOS?

16/07/2010 21:01

 

PREPARAÇÃO

 

     Diante da possibilidade do bramido do mar e das ondas atingir o território brasileiro também, o que fazer? Creio que PREPARAÇÃO é uma palavra chave. Sempre quando toco no quesito "preparação", faço questão de explicar o que penso sobre o que deve ser essa preparação. Alguns têm entendido de forma errônea, como se isso significasse que estou colocando minha fé na preparação em nós e não confiando na proteção e provisão do Senhor. Nada disso. Bem escreveu o salmista: "...Se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmos 127:1b). Parafraseando essa passagem, posso dizer que se o Senhor não guardar aquele que se prepara, em vão ele procurará formas de sobreviver em meio à aflição que virá. Porém, o fato do Senhor guardar a cidade, não inviabiliza a existência da sentinela. Muitos têm dificuldade de entender isso. Uma coisa não anula a outra.
     Nossa esperança não deve estar na preservação física, mas na eternidade com Cristo. Nossa bem-aventurada esperança é a volta Dele (Tito 2:13).
Preparação não quer dizer garantia de intocabilidade. Não é o objetivo do meu trazer aos leitores palavras agradáveis, positivistas, de auto-ajuda emocional, com o objetivo de ocultar as coisas que virão. Meu objetivo é mostrar a veracidade e literalidade do cumprimento das profecias, doa a quem doer. Por isso, repetito o que tenho exposto neste site várias vezes desde o começo: Muitos servos do Senhor serão martirizados durante a tribulação (Apocalipse 13:7, Apocalipse 20:4). Outros, poderão falecer em função de alguma catástrofe natural ou doença. Como expressou Paulo: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Filipenses 1:21).
     Porém, ao mesmo tempo, tenho comentado que é perfeitamente lícito que busquemos preservar, na medida do humanamente possível e obedecendo aos mandamentos do Senhor, a nossa integridade física. Confiar na proteção sobrenatural do Senhor sobre nós e preparar-nos estruturalmente para o que está porvir não são duas coisas antagônicas, mas entrelaçadas.
Vamos colocar um exemplo prático. Se fosse noticiado amanhã que houve um grande desprendimento de terra na Ilha Las Palmas e que isso gerará um gigantesco tsunami que atingirá as costas de praticamente todas as Américas em 7 ou 8 horas, com ondas de dezenas de metros, e você mora numa cidade litorânea do Brasil, você estaria previamente preparado no aspecto mental, familiar, material, emocional e espiritual para tal acontecimento? Já teria provisões suficientes para afastar-se da zona costeira e sair rapidamente para um local mais afastado da costa? Teria uma estrutura mínima de sobrevivência para você e família por algumas semanas, considerando o cenário de caos generalizado que isso causaria? Ou você ficaria de braços cruzados? Qual melhor exemplo de fé, aquele que crê nas profecias bíblicas e se prepara de antemão para a possibilidade da profecia concretizar-se em seus dias e em sua localidade, ou aquele que vive dizendo que crê nas profecias, mas não esboça a mínima ação que demonstre que realmente acredita que elas podem ocorrer realmente? Lamentavelmente, há irmãos nossos sempre pensando que as profecias vão se cumprir daqui a 200, 300 anos ou a 2.000 ou 3.000 quilômetros, mas nunca durante a sua vida e em sua cidade! Há irmãos que dão mais crédito a "palavras proféticas" oriundas de homens, geralmente promessas agradabilíssimas aos ouvidos e cheias de promessas de bem-estar já neste sistema, mas torcem o nariz para aqueles que, como eu, creio que muitas profecias bíblicas referentes ao fim podem se concretizar em nosso tempo e em nosso território também.
     Então, cremos que manter uma constante atitude de vigilância a respeito das profecias, significa também crer que elas vão se cumprir. Significa estarmos constantemente preparados para todas as possibilidades. Preparados em todos os aspectos. O Senhor guarda e protege os seus, mas quer que valorizemos o que já está profetizado. O Senhor nos guarda, mas isso não quer dizer que vamos esquecer-nos de ser sentinelas (vigilantes). O mesmo Deus que enviou o maná de forma sobrenatural no deserto, foi o que dirigiu José a estocar alimentos para um período de grande fome. Poderia o Senhor ter enviado pão dos céus para José? É óbvio que sim. Mas Ele escolheu revelar previamente a José o que ocorreria para que este se preparasse e tomasse providências.
As profecias bíblicas estão bem diante de nós, dizendo-nos o que virá. Cabe a cada um de nós agirmos de acordo com elas ou não. A decisão é de cada um...

 

"E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima"”(Lucas 21:25-28)

 

valdecir casagrande haas

"BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO, PORQUE ELES VERÃO A DEUS" (Mt. 5:8)

Crie um site grátisWebnode